Mensagem Importante da Autoridade Médica do Sistema Escolar de MCPS

Prezada Comunidade MCPS,

À medida que nos aproximamos de novembro e do clima mais frio, gostaria de compartilhar informações sobre saúde e segurança para o Halloween e para a temporada de gripes e resfriados deste ano:

Influenza, RSV e outras infecções respiratórias

Estamos prestando muita atenção ao aumento de doenças respiratórias, incluindo casos de gripe tipo influenza (flu) em nossa região metropolitana. Nesta semana, o Departamento de Saúde da Virgínia alertou os moradores a se prepararem para o aumento de doenças respiratórias depois que um grande surto de gripe em uma escola do ensino médio atraiu a atenção nacional. O Vírus Sincicial Respiratório (sigla em inglês, RSV) é outra infecção crescente, com números aumentados sobrecarregando a capacidade dos hospitais pediátricos. Tanto a influenza quanto o RSV são vírus que causam sintomas respiratórios leves na maioria das pessoas, mas podem ser perigosos para crianças muito pequenas, adultos mais velhos ou pessoas com certas condições médicas.

Adotar práticas básicas de higiene da saúde para evitar a propagação de germes, como ficar em casa quando estiver doente, cobrir tosses e espirros e lavar bem as mãos é mais importante do que nunca. Elas ajudam a prevenir gripes, RSV e outras doenças respiratórias, além da COVID-19. A vacina contra a gripe reduz o risco de contrair a gripe e ter sintomas graves de uma infecção por gripe (flu). É gratuita para maiores de 6 meses e é especialmente importante para pessoas com risco aumentado de complicações da gripe.

Atualmente, não há vacina disponível para o RSV. Uma medicação preventiva está disponível para certos bebês e crianças em risco de doença grave (crianças nascidas muito prematuramente ou com doença cardíaca ou pulmonar congênita). Pessoas com maior risco de infecções por RSV e seus familiares devem estar especialmente atentas à prevenção de infecções respiratórias e procurar orientação de um profissional de saúde se desenvolverem sintomas respiratórios.

Recursos adicionais da Academia Americana de Pediatria:

RSV: Quando é Mais do que Apenas um Resfriado

A Gripe - O Que os Pais Precisam Saber

Segurança no Halloween

O Halloween pode ser um ótimo momento para estar ao ar livre e passar tempo com amigos e vizinhos. No entanto, também é um momento de alto risco para lesões. Mesmo que você não esteja participando das atividades do Halloween, você pode tomar medidas para manter nossas vizinhanças seguras:

  1. Dirija devagar e com cuidado em bairros onde as famílias estão fazendo o trick-or-treat (indo de casa em casa falando: doces ou travessuras). Esteja atento aos pedestres que atravessam as ruas, andam pelas estradas ou pelas entradas das calçadas. Crianças em trajes mais escuros podem ser mais difíceis de ver com pouca luz. As fantasias podem restringir a visão periférica e dificultar que os pedestres vejam os carros que se aproximam ou outros riscos da estrada.
  2. Reveja os protocolos de segurança de pedestres com as crianças. Supervisione as crianças mais novas ao fazerem o trick-or-treat e planeje com antecedência rotas seguras com crianças mais velhas. Rotas mais seguras incluem calçadas e áreas bem iluminadas. Fita refletiva nas fantasias e acessórios que brilham no escuro facilitam para os motoristas verem os pedestres.
  3. Pratique a segurança alimentar. Embora as preocupações com objetos estranhos ou venenos em doces sejam frequentemente destacadas na mídia, isso acontece muito raramente e as famílias também devem estar cientes de problemas mais comuns de alergias alimentares ou asfixia. Fazer um lanche em casa antes de sair para fazer o trick-or-treat pode reduzir a vontade de mergulhar no saco de guloseimas antes que os adultos tenham tempo de verificar as guloseimas das crianças. As guloseimas mais seguras para distribuir ou aceitar são embaladas comercialmente sem sinais de possível adulteração, com informações claras sobre alérgenos. Os pais de crianças pequenas devem verificar se há brinquedos pequenos ou doces que possam apresentar risco de asfixia. Crianças com alergias alimentares significativas devem ter acesso à medicação de emergência.
  4. Tome precauções para evitar ferimentos comuns no Halloween. Quedas e tombos relacionados a características de fantasias, lesões relacionadas a incêndios e lesões pessoais são comuns durante o Halloween. Consulte estes recursos adicionais para obter conselhos específicos: dicas de segurança para o Dia das Bruxas de SafeKids.org, da Associação Nacional de Prevenção de Incêndios, do  Allergy and Asthma Network e da Food and Drug Administration. Um grupo nacional de especialistas de cirurgiões da mão oferece essas dicas para esculpir abóboras com segurança.

MCPS continua monitorando as tendências de saúde com nossos parceiros de saúde pública e colaborando na promoção da saúde para a comunidade. Agradecemos sua dedicação à saúde e segurança de nossos alunos e funcionários.

Atenciosamente,
Patricia Kapunan, M.D., M.P.H.
Autoridade Médica de MCPS



Email us: ASKMCPS@mcpsmd.org

Montgomery County Public Schools