Prezadas Famílias de MCPS,
Garantir a segurança das nossas escolas é a nossa principal prioridade e, em Montgomery County Public Schools, estamos trabalhando para garantir que este ano letivo seja seguro e positivo para todos os alunos, funcionários e visitantes.
É importante refletir que, nos últimos dias, várias de nossas escolas foram vítimas de vandalismo antissemita e politicamente carregado, incluindo grafites representando suásticas e, em alguns casos, linguagem anti-LGBTQ+. Reconhecemos o dano e a ansiedade que essas ações odiosas podem causar aos nossos alunos, funcionários e famílias. Estes atos não são apenas ilegais, são profundamente prejudiciais para a nossa comunidade, criando uma atmosfera de medo e divisão. Neste tempo político e emocionalmente carregado, quando conversas significativas podem ser difíceis, é mais importante do que nunca que nos unamos para chamar a atenção para este comportamento e trabalhar coletivamente para remover essas ações divisivas de nossas vidas.
Como a segurança é uma prioridade profunda, os líderes distritais na terça-feira, 20 de agosto, forneceram ao Conselho de Educação uma atualização sobre as medidas de segurança previstas para apoiar alunos e funcionários no próximo ano letivo. Esta mensagem compartilha informações dessa apresentação e de outros trabalhos importantes para trazer altos níveis de segurança física e socioemocional para nossas escolas e escritórios.
O plano de várias camadas inclui quatro componentes principais:
O Código de Conduta do Aluno MCPS, que é revisto anualmente, fornece uma estrutura para essas expetativas. Para o próximo ano letivo, todos os alunos do ensino secundário concluirão um Módulo de Expectativas do Aluno juntamente com o Módulo de Cultura de Respeito do Aluno. Isso ajudará todos os alunos a entender o comportamento que esperamos ver e as consequências para o mau comportamento, conforme definido pelo Código de Conduta do Aluno MCPS.
Para minimizar as distrações e manter o foco na educação, os alunos não poderão acessar sites de redes sociais na rede de MCPS. Além disso, estamos revendo a nossa política atual sobre dispositivos móveis pessoais e testando uma política que faz com que os alunos fiquem sem telefones celulares durante todo o dia escolar "Away All-Day" em várias escolas. Esta iniciativa visa reduzir as distrações, prevenir o cyberbullying e melhorar o envolvimento dos alunos.
Também estamos expandindo o programa de identificação de alunos (Student ID), que foi testado no ano passado em cinco escolas de ensino médio. Até novembro de 2024, este programa será implementado em todas as escolas do ensino médio.
Cada escola, em colaboração com o Gabinete de Gestão de Segurança e Emergências de Todo o Sistema (sigla em inglês, OSSEM), irá atualizar os seus planos de emergência escolar anualmente. Esses planos descrevem as ações que os funcionários e os alunos devem tomar antes, durante e depois das emergências. As escolas também participarão de exercícios de emergência e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os parceiros da comunidade para garantir nossa preparação.
Todas as escolas primáriasde MCPS foram equipadas com câmeras de segurança. Além disso, MCPS usará fundos de um acordo para instalar sensores de cigarro eletrônico (vape) nos banheiros do ensino médio para combater a epidemia de “vaping” entre os jovens.
Sete assistentes de segurança adicionais foram alocados às escolas secundárias durante o ano letivo de 2024-2025. Também estamos aumentando a formação para estudantes e funcionários. A nossa equipa de segurança baseada na escola continuará a receber formação especializada, incluindo técnicas de desescalada e melhores práticas para criar um ambiente escolar positivo.
Enfrentando o Preconceito de Ódio e o Bullying
Neste ano, o distrito está iniciando uma iniciativa de divulgação para enfrentar o preconceito de ódio e o bullying. O objetivo é criar um ambiente de compreensão, educação e ações proativas para todos os membros da nossa comunidade escolar. Este esforço é dedicado a definir as várias formas de preconceito de ódio e bullying, e fornecer recursos educacionais claros para ajudar alunos, funcionários e pais a reconhecer esses comportamentos prejudiciais. Além disso, a campanha comunica orientações práticas para responder eficazmente se testemunharem ou vivenciarem tais incidentes.
Saúde Mental Baseada na Escola e Apoio Socioemocional
O bem-estar dos alunos, a saúde mental e a segurança socioemocional são os alicerces fundamentais do sucesso dos alunos. Para esse fim, todas as escolas de MCPS têm uma Equipe de Bem-Estar do Aluno projetada para fazer uma triagem das necessidades individuais dos alunos e fornecer o nível apropriado de intervenção e apoio. Essas equipes incluem conselheiros escolares, psicólogos, trabalhadores de pessoal de alunos e, no nível do ensino médio, assistentes sociais em tempo integral. Além disso, especialistas em abordagens restauradoras são colocados em escolas do ensino fundamental II para apoiar a saúde comportamental. Neste ano, MCPS está em parceria com a Thrive Behavioral Health, Sheppard Pratt e a Jewish Social Service Agency (JSSA) para fornecer serviços terapêuticos diretos em 101 escolas do ensino fundamental I e II. Por meio da abordagem abrangente de MCPS, todos os alunos de MCPS têm acesso a provedores de saúde mental externos e baseados na escola.
Além disso, MCPS é um dos 15 distritos escolares em todo o país escolhidos para participar da coorte inicial de escolas de três anos com a Fundação Jed para desenvolver uma estrutura de saúde mental integrada, baseada em dados em todo o distrito. Após a conclusão, esta estrutura servirá como um modelo de progresso que usará dados para avaliar as necessidades, medir o impacto dos serviços e apoios e fornecer responsabilidade no âmbito distrital e escolar.
Saiba mais sobre os dados que conduzem este trabalho
No ano letivo de 2023–2024, um total de 4.424 incidentes foram relatados através do nosso sistema de informações do aluno, Synergy. Destes, 726 (16%) foram classificados como incidentes críticos, potencialmente impactando a segurança dos alunos. Estes incidentes incluíram categorias como armas, ameaças de bombas, lutas, problemas relacionados com drogas e invasão de propriedade.
É importante notar que 3.698 (84%) dos incidentes relatados não foram críticos, não representando uma ameaça direta à segurança dos alunos. Exemplos de incidentes não críticos incluem problemas menores, como a entrada de pequenos animais na escola ou quedas de energia temporárias. Mesmo que esses incidentes não sejam críticos, eles são documentados para garantir que são resolvidos sem interromper as operações da escola.
Agradecemos por sua parceria contínua e confiança em MCPS enquanto trabalhamos juntos para garantir a segurança e o sucesso de nossos alunos.
Veja a apresentação ao Conselho de Educação via vídeo aqui e os slides aqui usados.
Montgomery County Public Schools
Recursos
Linha Direta de Safe Schools Maryland: 833-MD-B-Safe (833-632-7233)
Envie-nos um e-mail: ASKMCPS@mcpsmd.org