Pais, Precisamos de sua Ajuda!

Sexta-Feira, 17 de Fevereiro

Muitas famílias e comunidades em todo o distrito MCPS receberam em casa nas últimas semanas cartas de suas escolas condenando atos de antissemitismo. Um número preocupante de alunos desenhou símbolos nazistas em carteiras, agrediu verbalmente colegas judeus, falou metáforas antijudaicas e glorificou o nazismo por meio de fotos transmitidas nas redes sociais. Tais atos me deixaram – e muitos de vocês – com um sentimento de raiva, consternação e horror.  

Ao longo dos meus 21 anos trabalhando em MCPS, vi ondas de ódio atingirem nosso sistema. Elas não representam e nunca representaram quem somos. Sei que somos muito melhores do que isso. E, como acontece com muitos dos desafios que enfrentamos, também sei que nossa comunidade pode e irá se levantar e agir coletivamente de acordo com nossos valores fundamentais: aprendizado, relacionamentos, respeito, excelência e equidade. 

Nossas escolas e funcionários estão comprometidos em ser um lar seguro e estimulante para todos os alunos—todos os dias. Mas não podemos atingir esse objetivo sozinhos.  Preciso que vocês – nossos pais, responsáveis, cuidadores e líderes comunitários – se juntem a mim para dizer NÃO MAIS, para lembrar uns aos outros que os laços que nos unem são muito mais fortes do que as forças que nos dividem.

Em uma mensagem que a presidente do Conselho de Educação e eu compartilhamos em 21 de janeiro, após uma série de incidentes antissemitas, escrevemos: “Enquanto lutamos contra esses atos repetidos de ódio, devemos desafiar uns aos outros a aprender e entender o que é antissemitismo, ódio e racismo, e os danos que eles causam.” Esse desafio inspirou ação real. Mas enquanto esse horrível problema persistir, devemos fazer mais.

O que MCPS está fazendo
Líderes em escolas e escritórios em todo o distrito se uniram para fazer o que fazemos de melhor: educar. Os educadores de MCPS aceitaram o desafio e fizeram parcerias com defensores e especialistas da Liga Antidifamação (sigla em inglês, ADL) e do Conselho de Relações com a Comunidade Judaica (sigla em inglês, JCRC), entre outros, para aprofundar a conscientização sobre o antissemitismo, aumentar o ensino do currículo apropriado para a idade sobre o Holocausto, restaurar a comunidade após atos antissemitas e ouvir as preocupações das famílias.

Quando ocorre um ato de viés de ódio antissemita, aplicamos uma medida disciplinar séria e apropriada de acordo com o código de conduta do aluno. Mas punição não vai nos livrar da situação em que nos encontramos. Sempre que possível, devemos recorrer à educação – porque quando nossos alunos sabem mais, eles se saem melhor.

Sejamos claros, demonstrações de ódio – antissemitismo – têm vítimas.
Símbolos escritos, gestos e imitações performativas invocando o regime nazista e seu líder Adolf Hitler são dolorosos, assustadores e traumáticos para o povo judeu. Eles fazem referência direta ao assassinato em massa sistemático e genocida de seis milhões de judeus durante o Holocausto, que ocorreu há menos de 100 anos. Muitos alunos judeus de MCPS têm conexões pessoais e familiares com o Holocausto, tanto por meio de avós ou outros parentes que sobreviveram quanto daqueles que morreram. Os horrores dos campos de extermínio nazistas foram precedidos pela proliferação e normalização de imagens, gestos e palavras antissemitas contundentes -- as mesmas imagens, palavras e gestos sendo casualmente imitados pelos estudantes de hoje. Esse comportamento faz com que estudantes judeus e muitos outros se sintam inseguros e ameaçados em suas próprias escolas e comunidades.

Nossas crianças não devem ser vítimas.
Para aprender e atingir altos níveis, todos os alunos devem se sentir física e emocionalmente seguros. A ansiedade ou a dor causada por atos de ódio impedem os alunos de trazer o melhor de si para a sala de aula. TODAS as nossas crianças, em TODOS os momentos, devem ESTAR seguras. Nenhuma pessoa deve se sentir invalidada pelas ações de outra, intencionalmente ou não.

O que você pode fazer em casa
É fácil. Como adultos confiáveis e amados na vida de nossas crianças, junte-se a nós na educação de nossas crianças. Reserve um tempo para lembrar aos nossos alunos que:

  • O ódio é errado
  • O ódio tem vítimas
  • O ódio nos divide, e
  • O ódio tem consequências na sociedade civil

Instrua seus filhos que o preconceito, a discriminação e a marginalização na forma de palavras e símbolos de ódio não têm lugar na escola, em casa ou na comunidade. O antídoto para esse ódio vem do poder da amizade, do amor e do respeito.  

Como figuras parentais, você não está sozinho nisso. Muitos recursos, como os que estão no final desta mensagem, podem ajudá-lo nessas discussões difíceis.

Vamos desafiar uns aos outros a fazer melhor.
Como comunidade, devemos falar alto, claro e juntos contra o antissemitismo e todos os atos de ódio e racismo. Seja qual for a sua raça, origem, identidade de gênero, orientação sexual ou religião, quando somos inclusivos e receptivos, quando aceitamos nossas diferenças em vez de permitir que elas nos separem, aproximamos nossa comunidade de alcançar todo o nosso potencial.  Acredito que podemos e vamos atingir esse potencial – mas se quisermos fazer isso, não há espaço para o ódio. Sejamos solidários para condenar o antissemitismo, o ódio e o racismo. Façamos isso juntos.

Em parceria,
Dra. Monifa B. McKnight
Superintendente das Escolas
Recursos para apoiar a discussão em casa:



Email us: ASKMCPS@mcpsmd.org

Montgomery County Public Schools